Apoie o DCM

Jovem é preso sob acusação de planejar atentado a show de Taylor Swift

A cantora estadunidense Taylor Swift. Foto: reprodução

Um adolescente sírio residente na Alemanha foi acusado de participar do planejamento de um atentado terrorista contra um show de Taylor Swift em Viena, programado para agosto de 2023. O ataque, que levou ao cancelamento das apresentações da The Eras Tour na capital austríaca, teria como alvo o estádio Ernst Happel, onde eram esperados cerca de 170 mil fãs.

Identificado apenas como Mohammad A., o jovem é acusado de traduzir instruções para a construção de bombas e de converter um juramento de lealdade ao Estado Islâmico para o principal suspeito do complô, um austríaco de 19 anos.

Segundo o New York Times, as acusações incluem apoio a uma organização terrorista e auxílio na preparação de um ato violento. “Ele se radicalizou online e colocou o suspeito em contato com o Estado Islâmico”, revelou a investigação.

A CIA forneceu informações cruciais que permitiram às autoridades austríacas frustrar o ataque. Na casa do principal suspeito, a polícia encontrou facões, facas, produtos químicos e um cronômetro. O austríaco permanece detido, enquanto um cúmplice de 17 anos, preso em agosto, foi liberado sem acusações. Mohammad A., por ser menor de idade, não foi preso, mas responde judicialmente na Alemanha.