Apoie o DCM

Jovem errou ao descer rio no Pico Paraná e deveria ter ficado parado, diz especialista

Jovem se perdeu na trilha do Pico Paraná e passou cinco dias sozinho na mata — Foto: Bruno Fávaro/RPC

Roberto Farias Tomaz, passou cinco dias perdido na região do Pico Paraná, no litoral do Paraná, após se separar do grupo durante uma trilha. O caso ocorreu no início de janeiro, quando o jovem de 19 anos seguiu sozinho pela mata e percorreu cerca de 20 quilômetros  seguindo um rio até conseguir ajuda, segundo informações divulgadas nesta semana.

Roberto iniciou a caminhada acompanhado de uma amiga para acompanhar o nascer do sol no ponto mais alto do Sul do país. Durante a descida, no dia 1º de janeiro, ele ficou para trás, entrou em uma trilha errada e acabou se perdendo. Ele só conseguiu contato com a família na segunda-feira (5), ao chegar a uma fazenda em Antonina.

De acordo com o Corpo de Socorro em Montanha (COSMO), a decisão de seguir o curso de um rio, como fez o jovem, não é considerada a alternativa mais segura em situações desse tipo. A orientação da equipe é que a pessoa interrompa o deslocamento ao perceber que saiu da trilha, o que facilita a localização pelas equipes de resgate.

O COSMO alerta que vales e rios apresentam riscos como aumento repentino do volume de água, quedas, ausência de sinal de telefone e presença de animais peçonhentos. A entidade também reforça a importância do cadastro obrigatório em parques, uso de rotas oficiais e preparo adequado antes de trilhas em áreas de maior dificuldade.