Jovem fica com rosto desfigurado ao preparar marshmallow em lareira a álcool

Viana Poggi, uma jovem estadunidense de 18 anos, sofreu queimaduras graves no rosto e braços após um acidente com uma lareira portátil a álcool enquanto preparava s’mores, doce feito com marshmallow típico de acampamento, em Laguna Niguel, Califórnia. O incidente ocorreu no dia 6 de julho, quando uma explosão de chamas atingiu a jovem durante uma noite de verão com sua prima, Alaina Arbiso.
“Estávamos fazendo s’mores e o que aconteceu comigo se chama fire jetting, é quando uma lareira a álcool basicamente explode”, explicou Viana à emissora KABC. O fenômeno ocorre quando o álcool entra em combustão abruptamente, criando um jato de fogo. A família não percebeu que ainda havia uma pequena chama no recipiente quando foi reabastecido com álcool isopropílico.
“Foi tão rápido que fechei os olhos. Achei que tinha me queimado apenas com o álcool. Nem percebi que estava pegando fogo”, relatou a jovem, que descreveu a sensação inicial como “fria”. Sua prima, Alaina, afirmou: “Você não vê acontecer. Não há tempo para reagir. Simplesmente acontece”. Viana foi rapidamente levada para a piscina para apagar as chamas antes da chegada da ambulância.