Jovem tem a vida transformada pela síndrome de Moyamoya; entenda

Aos 26 anos, a jovem capixaba Ana Binda teve a vida transformada após o diagnóstico da síndrome de Moyamoya, uma condição rara que afeta os vasos sanguíneos do cérebro. Em 2019, ela passou por uma cirurgia de revascularização cerebral, mas complicações como trombose, convulsões e hemorragia mudaram totalmente sua rotina. Atualmente, Ana vive em uma clínica em Vitória (ES), onde recebe acompanhamento multiprofissional e tratamento contínuo.
A mãe, Rovânia Binda, professora aposentada, se tornou sua cuidadora integral e relata a luta diária para garantir qualidade de vida à filha. Ana não anda, perdeu a fala e parte da visão, mas se comunica por gestos e quadros de escrita. “É muito difícil ver o sofrimento da minha filha e da família. É como ver alguém morrendo aos poucos sem ter controle da situação”, desabafa Rovânia. Com quase 30 comprimidos diários e uso de canabidiol para reduzir convulsões, a jovem enfrenta as limitações com força e resiliência.
Mesmo diante das dificuldades, Ana mantém sua personalidade marcante e segue apaixonada por futebol e por assistir a telejornais. Segundo o psicólogo que a acompanha, ela não se enxerga como doente. “Ela tem vontade de viver”, conta a mãe. Para Rovânia, cada pequeno gesto da filha representa uma vitória em meio ao desafio imposto pela síndrome de Moyamoya, que não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento especializado.