Apoie o DCM

Jovens ganham prêmio por inventar conservante natural que preserva frutas

Samuel e Sandra, os jovens ugandenses que criaram o sachê que conserva frutas. Foto: reprodução

Dois jovens ugandenses, Sandra Namboozo e Samuel Muyita, desenvolveram um sachê natural que pode revolucionar o combate ao desperdício de alimentos. O Karpolax, feito com compostos orgânicos de eucalipto, cravo e capim-limão, consegue preservar frutas por até 30 dias a mais, inibindo o amadurecimento precoce e protegendo contra mofo e bactérias.

A invenção os colocou entre os 10 finalistas do Prêmio Jovens Inventores 2025, do Instituto Europeu de Patentes. “É basicamente um sachê que colocamos em caixas de frutas durante o armazenamento ou entrega. Ele libera um ingrediente ativo que ajuda a conservar a fruta por mais 30 dias”, explicou Sandra Namboozo.

Diferente de conservantes sintéticos, o produto é biodegradável, seguro e adaptável a diversos tipos de frutas, com liberação controlada dos compostos ativos conforme a necessidade.Testes-piloto realizados com a Organização Nacional de Pesquisa Agrícola de Uganda comprovaram a eficácia do Karpolax. Mangas tratadas com o sachê permaneceram frescas por 33 dias, enquanto as não tratadas estragaram em apenas 10.

O produto já foi aplicado com sucesso em bananas, maçãs e laranjas, e novos testes estão em andamento com abacaxis, frutas vermelhas e pimentões. A solução já conquistou 100 produtores, 20 exportadores e 250 vendedores em Uganda desde 2023.