A Justiça do Amazonas determinou, neste sábado (16/1), que o estado forneça 150 cilindros de oxigênio para o Hospital Regional José Mendes, localizado no município de Itacoatiara. A ação foi aberta pela Defensoria Pública do Amazonas e pelo Ministério Público local. O governo tem 12 horas para cumprir a medida. Caso não o faça, pode ser multado em R$ 20 mil por hora de descumprimento. Além disso, a determinação, assinada pelo juiz Rafael Almeida Cró Brito, obriga o governo do Amazonas a elaborar um plano de evacuação dos pacientes do município para outros estados do país.
“Se o Estado não enviar o oxigênio ao hospital local de Itacoatiara-AM em quantidade suficiente, como já comprovado, teremos a morte de pelo menos 77 pessoas simultaneamente por insuficiência respiratória, devido à falta do material”, cita o juiz na decisão. Na ação, o juiz afirma que o Itacoatiara enfrenta situação semelhante à de Manaus.
O magistrado alerta que o município precisa de 150 cilindros e de um tanque estacionário de oxigênio por dia. Na manhã deste sábado, três pacientes de Covid-19 faleceram na região devido à falta da substância. O juiz pontua, ainda, o descaso do governo estadual com a região, e informa que a prefeitura local providenciou a compra de 70 cilindros de oxigênio por conta própria. A substância é suficiente apenas até o fim deste sábado.
(…)
Participe de nossos canais e nos siga nas redes sociais:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu usoOkPolítica de Privacidade