Juiz que fechou Instituto Lula assume processos contra entidade do petista

Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Do UOL:
Um juiz que já absolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mandou fechar o Instituto Lula vai julgar o processo ligado a doações de empreiteiras à entidade. Trata-se da primeira das quatro ações judiciais que o ex-presidente respondia em Curitiba e que foram remetidas para Justiça do Distrito Federal. Ricardo Soares Leite, juiz substituto da 10ª Vara Federal de Brasília, que assumirá caso. Em 2018, o magistrado absolveu Lula do crime de obstrução à Justiça na Lava Jato após delação do ex-senador Delcídio Amaral, feita em 2016. Em 2017, durante a tramitação desse processo, o juiz mandou fechar preventivamente o Instituto Lula.
A distribuição da ação para Ricardo Leite acontece após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinar, em 8 de março, que a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde atuava o então juiz Sergio Moro, não tinha competência para julgar processos ligados a Lula porque eles não tinham relação com desvios na Petrobras.
Fachin ordenou que quatro processos, alguns já julgados em terceira instância, retomassem à estaca zero na Justiça de Brasília. Com isso, Lula voltou a ser elegível caso decida se candidatar nas eleições de 2022. Em 2018, ele não concorreu porque tinha condenações de segunda instância no caso do tríplex do Guarujá (SP). Além do processo sobre o apartamento, Fachin ordenou a remessa dos casos do sítio de Atibaia (SP), do terreno do Instituto Lula e das doações à entidade.
(…)