Juiz que prendeu Jader Barbalho tem fazenda de R$ 33,5 milhões; MPF pede afastamento

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou a aposentadoria compulsória do juiz federal Alderico Rocha Santos, após investigações apontarem que o magistrado adquiriu duas fazendas em Goiás no valor de R$ 33,5 milhões sem comprovação de patrimônio suficiente para justificar as compras.
As investigações levantaram suspeitas sobre a origem dos recursos usados por Rocha Santos nas aquisições das propriedades. De acordo com o MPF, o juiz não teria meios financeiros documentados para justificar o patrimônio, o que motivou o pedido de sua aposentadoria compulsória, uma punição que pode afastá-lo definitivamente da magistratura.
Alderico Rocha Santos ganhou destaque nacional em 2002, ao decretar a prisão do então senador Jader Barbalho (PMDB-PA), um dos políticos mais influentes do Brasil na época. Barbalho foi acusado de envolvimento no desvio de bilhões de reais de recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
O MPF está empenhado em garantir a lisura no comportamento dos magistrados e reforçou a necessidade de uma apuração rigorosa sobre a conduta de Rocha Santos.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line