Juiz que tornou Lula réu foi acusado de atrapalhar investigações da Operação Zelotes

Abaixo, um texto da Carta Capital de 2015 que joga luzes sobre o juiz que tornou Lula nesta sexta réu da Lava Jato:

Titular da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite será investigado pela Corregedoria por conta de suas ações à frente da Operação Zelotes. Responsável por desarticular uma suposta organização criminosa a atuar no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, a operação da Polícia Federal tem dificuldades desde seu início por conta da ação do juiz. O pedido de abertura de uma correição extraordinária na Vara comandanda por Leite partiu da procuradora Regional da República Valquíria Oliveira Quixadá Nunes, integrante da força-tarefa criada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Leite, afirmam os investigadores da Zelotes, barrou vários pedidos de prisão preventiva solicitados pela Polícia Federal e paralisou as interceptações telefônicas quando as diligências caminhavam para comprovar crimes praticados por altos funcionários de bancos como o Safra, Bradesco e Santander. A 10ª Vara é a única especializada em lavagem de dinheiro de Brasília. Por ela, obrigatoriamente, passam todos os inquéritos e processos relacionados ao combate à corrupção na capital federal. A postura de Leite já havia sido criticada pelo coordenador da força-tarefa da Zelotes, o procurador Frederico Paiva. Em coletiva de imprensa, Paiva afirmou que a operação não sensibiliza a mídia e que o juiz tem um histórico de acúmulo de processos que deveria ser acompanhado de perto.

Última instância à qual o contribuinte brasileiro pode recorrer para reverter dívidas com a Receita Federal, o Carf acumula, atualmente, cerca de 105 mil processos cujo valor ultrapassa 520 bilhões de reais. Até então esquecido dentro da estrutura do Ministério da Fazenda, o órgão ganhou o noticiário após a Polícia Federal desarticular um esquema responsável por negociar votos de seus conselheiros e fraudar votações que causaram um prejuízo estimado em 6 bilhões de reais. São 74 processos investigados no valor de 19 bilhões de reais em dívidas de bancos, montadoras de automóveis, siderúrgicas e inúmeros grandes devedores que apostavam na corrupção de agentes públicos para burlar o pagamento de impostos. Na opinião dos investigadores da PF, trata-se da maior fraude tributária descoberta no Brasil.

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Cidadezinha gaúcha sofre com saques e assassinato após chuvas e isolamento

A cidade de Arroio do Meio, localizada no Vale do Taquari, na região central do…

9 minutos ago

Charge da Folha debochando de tragédia no RS revolta web

Um charge de Jean Galvão debochando da tragédia que assola o Rio Grande do Sul,…

27 minutos ago

Huck tieta Madonna e diz que ela ‘ajudou curar um país dividido’

Luciano Huck causou alvoroço nas redes sociais ao tietar Madonna em uma festa que ofereceu…

43 minutos ago

Almirante bolsonarista deixa Marinha escanteado

Ex-secretário do governo Jair Bolsonaro (PL), o almirante de esquadra Flávio Rocha entrou para a…

51 minutos ago

VÍDEO: Pablo Marçal ataca novamente e espalha fake news sobre doações ao RS

Pablo Marçal está mais uma vez no centro de uma controvérsia ao espalhar fake news…

1 hora ago

Apelação manjada: Eduardo posta foto de Bolsonaro internado em Manaus

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está reagindo…

2 horas ago