Apoie o DCM

Juíza será investigada por impedir aborto legal de adolescente em GO

Sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foto: Gil Ferreira/CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está investigando a conduta da desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, de Goiás, por impedir o aborto legal de uma adolescente de 13 anos após o pai da menina entrar na Justiça contra o procedimento. Com informações da Folha de S.Paulo.

Além da desembargadora, o conselho também vai investigar a juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso e Silva, titular do 1º Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Goiânia. Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, atendeu a um pedido de providências da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e determinou a investigação de possível desvio funcional das autoridades judiciais, acusadas de atrasar a autorização para o procedimento.

Devido à urgência do caso, Salomão ordenou que o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) realizasse uma perícia médica em até 48 horas, com acompanhamento de assistente social, para avaliar a situação da adolescente. 

Durante depoimento ao Conselho Tutelar local, a adolescente expressou o desejo de interromper a gestação quando estava na 18ª semana. O suspeito do abuso, de 24 anos, afirmou ao Conselho que desconhecia a idade da adolescente e que, se soubesse, não teria se envolvido com ela.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link