Apoie o DCM

Júpiter brilha no céu neste sábado: saiba como observar o fenômeno

A dança das luas de Júpiter — Foto: Marco Lorenzi/Astronomy Photographer of the Year

Neste sábado (10), Júpiter será o destaque no céu, aparecendo maior e mais brilhante do que em qualquer outro momento de 2026. O fenômeno ocorre devido à oposição, um alinhamento entre a Terra, o Sol e o planeta. Durante a oposição, a Terra fica posicionada entre o Sol e Júpiter, o que faz o planeta ser visível durante toda a noite e mais próximo da Terra em sua órbita. Este evento astronômico acontece em média a cada 398 dias, com a próxima oposição de Júpiter prevista para fevereiro de 2027.

A oposição de Júpiter é uma excelente oportunidade para observação a olho nu. O planeta, com sua coloração amarelada ou creme, será facilmente visível no céu, aparecendo no leste ao anoitecer e se pondo no oeste ao amanhecer. Especialistas como Daniel Mello, do Observatório do Valongo, explicam que, devido à proximidade com a Terra, Júpiter ficará mais brilhante e visível por um período maior, permitindo uma experiência única de observação.

Para observar o fenômeno, os astrônomos recomendam procurar locais com pouca luz artificial, como áreas mais afastadas das cidades, para uma visão mais clara e detalhada. A constelação de Gêmeos será a referência, e Júpiter será um dos pontos mais brilhantes do céu. Para quem deseja uma observação mais detalhada, o uso de binóculos permitirá ver as quatro luas de Júpiter, e um telescópio permitirá observar faixas de nuvens e outros detalhes do planeta.