Apoie o DCM

Juros podem começar a cair em agosto, diz relatório do BC

Roberto Campos Neto, presidente do Bacen. (Foto: Reprodução)

A última ata do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada na última terça-feira (27), revelou a possibilidade de que a taxa básica de juros (Selic) passe a cair ainda neste ano, já no mês de agosto. Com informações do Estadão.

De acordo com o texto, a maior parte dos oito membros que participaram da reunião avaliou que a “continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.

Na ata, o BC ainda esclareceu que outro grupo se mostrou mais cauteloso. Para esses membros, a dinâmica desinflacionaria ainda reflete o recuo de componentes mais voláteis e a incerteza sobre o hiato do produto gera dúvida sobre o impacto do aperto monetário até então implementado: “Para esse grupo, é necessário observar maior reancoragem das expectativas longas e acumular mais evidências de desinflação nos componentes mais sensíveis ao ciclo.”

A companhia prevê uma primeira redução de 0,25 ponto porcentual seguida por outras de 0,5 ponto, levando a Selic a 12% no fim de 2023.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link