Just Fontaine, maior artilheiro em uma Copa do Mundo, morre aos 89 anos

Foto: Reprodução
O futebolista francês Just Fontaine, um dos maiores recordista de gols em somente uma edição de Copa do Mundo, com 13 gols no Mundial da Suécia, no ano de 1958, faleceu aos 89 anos. A família revelou a morte do jogador na manhã desta quarta-feira (1º). O motivo da morte não foi divulgada.
Na Copa em que Fontaine criou o recorde, a França conseguiu chegar às semifinais pela primeira vez em sua história, quando foi derrotada pelo Brasil, liderado pelo Rei do Futebol, o falecido jogador Pelé, por 5 a 2. Os franceses derrotaram a Alemanha por 6 a 3, e garantiram a 3º colocação.
Nascido em Marrakesh, no Marrocos, o ex-jogador não estava cotado para disputar a Copa do Mundo da Suécia porque o titular do comando ataque deveria ser o jogador Thadée Cisowski, que sofreu uma lesão no último momento. Apesar de ser destaque nos gramados, a carreira de Fontaine teve que ser interrompida no fim de 1962, com apenas 28 anos, após duas fraturas em uma perna.
Just Fontaine teve uma grande carreira em clubes, com quatro títulos de campeão da França, duas Copas da França em 1954 e em 1958, e uma final da Copa de Europa, a atual Liga dos Campeões, em 1959. O jogador conseguiu marcar 30 gols em 21 partidas disputadas pela seleção francesa.
Aposentado dos gramados, o ex-jogador iniciou a carreira de técnico, mas com resultados bem mais discretos. Ainda assim, conseguiu liderar a seleção da França, mas por apenas duas partidas antes de ser demitido. Agora, com a morte de Fontaine, somente três jogadores da seleção francesa de 1958 continuam vivos: Dominique Colonna, Robert Mouynet e Bernard Chiarelli.