Justiça condena ex de Ana Hickmann à prisão por calúnia e ofensas

Alexandre Correa, ex-marido da apresentadora Ana Hickmann, foi condenado pela Justiça de São Paulo a um ano, um mês e dez dias de prisão por crimes de calúnia, difamação e injúria contra o advogado Roberto Leonessa. Os insultos ocorreram durante participações em programas online entre janeiro e março deste ano, quando Correa chamou o profissional de “canalha”, “verme”, “lixo de advogado” e “filho da puta”. A decisão é do juiz Lucas Tambor Bueno, que considerou as ofensas dolosas e violadoras da honra subjetiva do advogado.
A pena privativa de liberdade foi convertida em restrições de direitos: Correa pagará três salários mínimos a Leonessa e realizará serviços comunitários pelo mesmo período da condenação. O valor de cada dia-multa foi fixado em um terço do salário mínimo, considerando a condição financeira do réu. A sentença ainda cabe recurso, mas evita prisão efetiva em regime aberto.
Os crimes foram cometidos em três ocasiões distintas, incluindo um programa ao vivo no YouTube e participações nos podcasts Yonder Cast e Podman na Área. O juiz destacou que “os impropérios, sem dúvida, de forma dolosa, atingiram o decoro e a dignidade” do advogado, somando penas devido aos desígnios autônomos das ofensas.