Apoie o DCM

Justiça condena ex-padre por estupro de mais de 60 menores

ex-padre Bernardino Batista dos Santos falando em microfone
O ex-padre Bernardino Batista dos Santos – Reprodução

A Justiça de Minas Gerais condenou o ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 78 anos, a 24 anos e nove meses de prisão, em regime fechado, pelo crime de estupro de vulnerável. A sentença também fixou o pagamento de R$ 30 mil por danos morais. A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso. Com informações do Metrópoles.

De acordo com a investigação, os abusos ocorreram desde meados de 1975 em uma fazenda no município de Tiros, no Alto Paranaíba, e atingiram mais de 60 vítimas, com idades entre três e 11 anos. O último caso registrado teria ocorrido em 2016, durante um casamento realizado em uma fazenda, quando uma criança de três anos foi abusada, segundo a Polícia Civil.

A denúncia foi feita à polícia em agosto de 2024 (9), dando início às apurações. Bernardino foi preso em outubro do mesmo ano (23), mas deixou a prisão em novembro (28), após decisão judicial que determinou o uso de tornozeleira eletrônica, aguardando o julgamento em liberdade. Ele foi afastado das funções religiosas em 2021, após denúncias chegarem à Arquidiocese de Belo Horizonte. A defesa do condenado não foi localizada.