Apoie o DCM

Justiça condena homem por roubo da obra “Menina do Balão”, de Banksy

O técnico de uma galeria ajusta a obra “Menina com Balão”, de Banksy, na casa de leilões Sotheby, em Olympia, em Londres, em 2007. Foto: Luke MacGregor/Reuters

Um homem de 49 anos foi condenado a 13 meses de prisão no Reino Unido pelo roubo de “Menina do Balão”, uma das obras mais famosas de Banksy. O caso ocorreu em 2024, quando a peça avaliada em £270 mil (cerca de R$ 1,9 milhão) foi levada de uma galeria em Londres.

Larry Fraser, autor do crime, se declarou culpado após invadir o local usando máscara e luvas e arrombar a porta com um martelo. As câmeras de segurança registraram o momento em que ele carregou a obra para uma van, permitindo que a polícia o localizasse em menos de 48 horas.

A obra foi recuperada intacta dois dias depois da prisão. Criada originalmente em 2002, na Ponte de Waterloo, “Menina do Balão” permanece entre os trabalhos mais icônicos do artista anônimo de Bristol.

Banksy já havia chamado atenção mundial em 2018, quando uma versão da mesma peça se autodestruiu parcialmente em um leilão da Sotheby’s logo após ser arrematada.