Justiça dá prazo para McDonald’s explicar McPicanha sem picanha

O Ministério da Justiça notificou o McDonald’s e deu dez dias para que a empresa esclareça o caso envolvendo o McPicanha. Clientes da rede de hamburgueria alegam que a carne, que dá nome ao sanduíche, não é utilizada no processo e que, portanto, se trataria de uma propaganda enganosa.
A solicitação foi feita por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). “A forma de divulgação é o principal ponto levantado pela Senacon que analisa se o caso pode induzir os consumidores ao erro, pelo fato da empresa não ter sido transparente”, informou a pasta.
Já o Procon do Distrito Federal determinou a suspensão da venda do McPicanha em todas as lojas da região. Além disso, o Procon-SP já havia notificado a empresa, e o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) abriu um processo para analisar a peça publicitária na última terça (26).
Caso os questionamentos enviados não sejam respondidos, a Senacon poderá abrir um processo administrativo contra o McDonald’s se comprovada a falta de transparência com o consumidor.
Empresa admite que não utiliza picanha na produção
Em uma nota divulgada pela empresa nesta quinta-feira (28) foi admitido que não há picanha no sanduíche que leva o nome McPicanha, mas sim um “molho com aroma natural de picanha”.
A rede de fast-food informou que o hambúrguer é produzido com um “blend de cortes selecionados”, com 100% de carne bovina, “no maior tamanho oferecido pela rede atualmente”.
Confira a nota completa:
“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara.”