Apoie o DCM

Justiça de MG revoga suspensão do livro “O Menino Marrom” nas escolas

O menino marrom, Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou na última quinta-feira (27) o cancelamento imediato da suspensão das atividades envolvendo o livro “O Menino Marrom”, de Ziraldo, nas escolas de Conselheiro Lafaiete, região central de Minas Gerais.

Na decisão, o juiz Espagner Vaz Leite afirmou que a suspensão, solicitada pela prefeitura, foi motivada por reclamações e opiniões negativas dos pais dos alunos sobre a obra. Eles alegaram que o livro continha conteúdo “agressivo” e poderia induzir as crianças a “fazer maldade” em determinadas passagens.

Além disso, o magistrado destacou que a decisão da Secretaria Municipal de Educação está “em desacordo com a Constituição Federal e a legislação infraconstitucional”, ressaltando que a única censura aplicável nesses casos seria a de classificação indicativa.

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete tem até 20 dias para contestar a decisão, que ainda cabe recurso. Caso a determinação seja descumprida, a prefeitura receberá uma multa diária de R$ 5.000.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link