Apoie o DCM

Justiça decide que igreja concorrente da Universal pode ter “Reino de Deus” em seu nome

O bispo Edir Macedo
Foto, dono da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) perdeu um processo na Justiça e agora uma instituição religiosa rival também poderá usar o nome “do Reino de Deus”. Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) permitiu que a Igreja das Nações do Reino de Deus continuasse com o nome. A informação é da coluna de Rogério Gentile no portal UOL.

Em julho de 2020, a Universal processou a concorrente alegando que ela queria obter “vantagem econômica indevida” por meio de doações. Ela alega que “há uma cristalina má-fé” no caso.

A Igreja das Nações foi fundada por dissidente da instituição de Edir Macedo, bispo Romulado Panceiro. Ele atuou na Universal por cerca de 30 anos e chegou a ser um dos principais ministros da igreja. Em 2018, os bispos romperam.

Além do uso do “Reino de Deus” no nome, as duas igrejas têm outras similaridades, como o uso de uma pomba como símbolo e a expressão “Jesus Cristo” no logotipo das fachadas e altares dos templos.

Na sua defesa, a Igreja Das Nações afirmou que “Reino de Deus” é um “termo apregoado normalmente por todos os cristãos”, tem origem bíblica e não deve ser monopolizado. A pomba, segundo a instituição, é um signo importante para a fé cristã por simbolizar o batismo de Jesus Cristo.

A concorrente da Universal ainda citou um trecho da Bíblia para rebater as acusações. “Batizado, Jesus subiu imediatamente da água e logo os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele”, diz a Igreja das Nações.

A igreja de Edir Macedo sofreu derrota na primeira e na segunda instância. O relator do processo, o desembargador Natan Arruda, afirmou que a expressão “Reino de Deus” é “admitida efetivamente em todo o mundo cristão” e não apresenta afronta aos direitos da marca da Universal.

O magistrado também afirmou que os termos questionados pela Universal são de uso comum entre religiosos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link