Justiça determina falência da livraria Saraiva

A 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital determinou que a rede de livrarias Saraiva na última sexta-feira (6) está, oficialmente, falida. Esse desfecho ocorreu após a própria empresa solicitar sua falência na quarta-feira (4) dentro do processo de recuperação judicial, que havia sido iniciado em 2018 devido a uma dívida massiva de R$ 674 milhões.
O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, responsável pelo caso, reconheceu que a Saraiva não conseguiu cumprir o plano de recuperação judicial. Ele ordenou a suspensão de ações e execuções contra a empresa falida e exigiu a apresentação da lista de credores. O administrador judicial continuará a atuar no processo, e há a possibilidade de recurso contra essa decisão.
A Saraiva apresentou o pedido de autofalência após demitir todos os seus funcionários e fechar as últimas cinco lojas físicas no final de setembro. Vale lembrar que, há menos de uma década, a rede contava com mais de cem lojas físicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, além de operar um serviço de e-commerce.