Justiça determina que Jovem Pan conceda direito de resposta a Sâmia Bonfim

A Jovem Pan terá de conceder a Sâmia Bomfim, deputada federal pelo PSOL, o direito de resposta após decisão judicial. A 18ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que o programa “Os Pingos nos Is” deve deixar a parlamentar responder após ser alvo de acusações durante reportagem. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha.
O programa divulgou uma matéria e disse que a “psolista odeia bilionários, mas não o dinheiro do povo”. O conteúdo, que foi ao ar em abril desse ano, criticava a deputada por usar sua cota parlamentar.
Os apresentadores do programa, José Maria Trindade, Augusto Nunes e Cristina Graemi, sugeriram que ela usava a verba pública como uma extensão de seu orçamento pessoal.
A juíza Edna Kyoko, responsável pelo caso, disse que a matéria fez uma “forte insinuação” de que a parlamentar fazia uso pessoal dos recursos públicos.
“É de se reconhecer, no caso vertente, a extrapolação dos limites da liberdade de expressão e do direito de informação dos meios de comunicação em detrimento do direito à honra”, alegou a magistrada.
Com a decisão, a Jovem Pan tem um prazo de dez dias para transmitir a resposta de Sâmia, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link