Justiça do AM manda Ibama devolver capivara Filó para influenciador

A Justiça do Amazonas determinou que a capivara Filó seja devolvida ao influenciador digital Agenor Tupinambá. O animal silvestre havia sido entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na última quinta-feira (27).
A informação foi confirmada neste sábado (29) pelos ativistas da causa animal Arnaldo Rocha e Luisa Mell durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
A decisão, de caráter imediato, ocorreu após a Justiça verificar que as condições do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Manaus, não eram adequadas.
Mais cedo, Agenor e a deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM) foram até o local para visitar a capivara. Segundo a parlamentar, Filó estava “trancafiada” em uma gaiola e bebendo “água suja”.
“É aqui que ela fica, nessa cela. Agora me digam se é melhor que o habitat dela. Me digam se isso é melhor do que onde ela estava? Por isso que eles não deixaram a gente vir na gaiola. Tudo sujo”, criticou a deputada estadual.
Esse é o melhor pra Filó @ibamagov? Um lugar sujo e sem preparo para o animal? Foi pra isso que tiraram o animal daquele que dava amor?
Cadê a @luisamell agora? Vai lá fazer reunião pra resolver, já ganhou seus likes bruaca? pic.twitter.com/Klk1LdijqG
— Wenderson – Jornal no Ataque ?? ?? (@JornalNoAtaque) April 29, 2023
