Justiça do Paraná diz que blog de Eduardo Guimarães é “veículo de propaganda política”
Do Estadão:
Em nota divulgada nesta tarde, a Justiça Federal no Paraná afirmou que Carlos Eduardo Guimarães é investigado por suspeita de vazar informações sigilosas da Operação Lava Jato e que o Blog da Cidadania, editado por ele, é um “veículo de propaganda política, ilustrado pela informação em destaque de que o titular seria candidato a vereador pelo PC do B na cidade de São Paulo”.
O blogueiro foi alvo de um mandado de condução coercitiva cumprida nesta manhã pela Polícia Federal em São Paulo, e depôs na superintendência da corporação na capital paulista durante a manhã. Ele também foi alvo de um mandado de busca e apreensão criminal, que determinou a apreensão de seus aparelhos eletrônicos como celulares, HDs e notebook em sua residência. Os dois mandados foram expedidos pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba.
Ainda segundo a Justiça Federal, Guimarães se autoqualifica como comerciante no registro de candidatura na Justiça Eleitoral. Para o advogado Fernando Hideo, que defende o blogueiro, o entendimento da Justiça Federal é “absurdo”. “O direito ao sigilo da fonte não é um direito dos jornalistas somente, mas da sociedade”, afirma o advogado.
(…)