Apoie o DCM

Justiça Eleitoral cassa candidatura à reeleição do prefeito de Campinas

Dário Saadi, prefeito de Campinas, cuja candidatura foi impugnada. Foto: Divulgação

A Justiça eleitoral cassou o registro de candidatura do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), que buscava a reeleição na maior cidade do interior de São Paulo. A decisão, proferida pelo juiz Paulo César Batista dos Santos, da 275ª Zona Eleitoral, aponta abuso de poder político durante a campanha eleitoral. Com isso, ele está temporariamente inelegível por oito anos e não pode disputar o cargo novamente, pelo menos por enquanto.

O prefeito, que foi eleito no primeiro turno em 2020, é acusado de utilizar bens públicos e gravar vídeos de campanha em locais restritos, como unidades de saúde, onde teve acesso devido ao cargo que ocupa. Entre os locais mencionados estão uma creche municipal, um consultório odontológico, o Hospital Ouro Verde e a UPA Padre Anchieta. De acordo com a decisão, essas ações desequilibraram o pleito.

Dário Saadi criticou a decisão, classificando-a como “um absurdo”. Ele declarou que vai recorrer e que considera a ação injusta, alegando que a cassação foi baseada em “três postagens na internet”, as quais, segundo ele, não interferem na campanha eleitoral.

A ação contra ele foi movida por partidos que apoiam o candidato Pedro Tourinho (PT), adversário de Saadi na disputa eleitoral. Eles argumentam que o prefeito utilizou indevidamente espaços públicos para gravar programas eleitorais, o que caracteriza abuso de poder político.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line