Apoie o DCM

Justiça liberta capitão da PM acusado de chefiar milícia no Rio

Do EXTRA:

O capitão da PM Leonardo Magalhães Gomes da Silva é acusado de chefiar milícia de Vargem Grande Foto: Divulgação

A Justiça determinou a soltura do capitão da PM Leonardo Magalhães Gomes da Silva, acusado de ser chefe de uma milícia que domina os bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, e de outras seis pessoas apontadas como seus comparsas. Todos foram presos na Operação Porto Firme, deflagrada pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) em julho do ano passado. A decisão de libertar os réus é do juiz Leonardo Rodrigues da Silva Picanço, da 1ª Vara Criminal Especializada, que também determinou o recolhimento dos mandados de prisão contra outras nove pessoas acusadas de integrar o bando que estavam foragidas.

A decisão foi tomada durante audiência no último dia 22. O magistrado argumentou, na ocasião, que “não mais se tem por presente, neste momento, ameaça devidamente delineada à ordem pública, à instrução criminal”, porque os depoimentos das testemunhas já foram tomados. Todos os réus já foram soltos. A prisão foi substituída por medidas cautelares, como o comparecimento mensal ao fórum e a proibição de contato com testemunhas.

A investigação que levou o capitão à cadeia revelou que o grupo paramilitar explorava a venda de drogas na região, o que levou a quadrilha a ser chamada de “narcomilícia” pela polícia. Ao longo do inquérito, que contou com interceptações telefônicas de diversos integrantes da quadrilha, a Polícia Civil e o Ministério Público descobriu que o grupo explorava uma série de atividades criminosas, como tráfico de drogas, extorsão, agiotagem e corrupção de agentes públicos.

(…)