Justiça manda PM desocupar área de construtora onde estão índios da etnia Guarani

Foto:
@_palomavasc/Ponte Jornalismo
De Bárbara Muniz Vieira no G1 SP.
A Polícia Militar cumpre um pedido de reintegração de posse e retirou cerca de 30 indígenas em área próxima à comunidade guarani Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo. Os Indígenas da etnia Guarani Mbya ocupam o terreno desde último dia 30 de janeiro.
A construtora Tenda pretende construir 11 torres com 880 unidades de apartamentos no local. Os indígenas querem que a área seja destinada a criação de um parque ecológico e um Memorial da Cultura Guarani e ocuparam o espaço para para impedir a derrubada de árvores da mata nativa.
Na quarta-feira (4), terminou sem acordo uma audiência de conciliação entre as partes, ocorrida na 14 Vara Federal. A Tenda se comprometeu a apresentar o projeto a ser realizado no terreno.
Em fevereiro, a Justiça Federal impediu a Construtora Tenda S.A de cortar árvores. A liminar determinando a suspensão de atividades acatou pedido do Ministério Público Federal. Na decisão, publicada na terça (11), a juíza Tatiana Pattaro Pereira afirma que a construtora não apresentou o alvará de execução de edificação nova, requisito necessário para o manejo.
(…)