Apoie o DCM

Justiça manda PM desocupar área de construtora onde estão índios da etnia Guarani

Indígenas Guarani cantam enquanto aguardam reintegração de posse da Ocupação Yary Ty, ao lado da Aldeia do Jaraguá, na zona norte de SP, marcada para manhã desta terça-feira (10/3).
Foto:
@_palomavasc/Ponte Jornalismo

De Bárbara Muniz Vieira no G1 SP.

A Polícia Militar cumpre um pedido de reintegração de posse e retirou cerca de 30 indígenas em área próxima à comunidade guarani Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo. Os Indígenas da etnia Guarani Mbya ocupam o terreno desde último dia 30 de janeiro.

A construtora Tenda pretende construir 11 torres com 880 unidades de apartamentos no local. Os indígenas querem que a área seja destinada a criação de um parque ecológico e um Memorial da Cultura Guarani e ocuparam o espaço para para impedir a derrubada de árvores da mata nativa.

Na quarta-feira (4), terminou sem acordo uma audiência de conciliação entre as partes, ocorrida na 14 Vara Federal. A Tenda se comprometeu a apresentar o projeto a ser realizado no terreno.

Em fevereiro, a Justiça Federal impediu a Construtora Tenda S.A de cortar árvores. A liminar determinando a suspensão de atividades acatou pedido do Ministério Público Federal. Na decisão, publicada na terça (11), a juíza Tatiana Pattaro Pereira afirma que a construtora não apresentou o alvará de execução de edificação nova, requisito necessário para o manejo.

(…)