Apoie o DCM

Justiça suspende processo contra Cury, acusado de assediar a deputada Isa Penna

Vídeo mostra deputado Fernando Cury passando a mão no seio da deputada Isa Penna, durante sessão da Alesp – Reprodução

Do UOL:

A 20ª Vara Cível de Brasília determinou ontem que o Cidadania suspenda o processo disciplinar contra o deputado estadual Fernando Cury (SP), do partido e que é acusado de assédio sexual pela deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP). Em relatório, o Conselho de Ética do Cidadania pediu, no último domingo (10), a expulsão de Cury da legenda. O deputado está afastado do partido desde dezembro.

Na ordem de suspensão, a juíza Thaissa de Moura Guimarães afirmou que o procedimento ético do Cidadania não detalhou a conduta do deputado no episódio. “Deve haver pormenorização da conduta para ensejar oportunidade de defesa e contraditório”, afirmou. “O ofício” do partido, segundo a juíza, menciona apenas “termos genéricos tais como ‘lamentáveis fatos’ e ‘conduta absolutamente incompatível com os princípios do partido'”.

A acusação de assédio que pesa contra Cury se baseia em imagens gravadas na sessão de 16 de dezembro da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), no plenário da casa legislativa. Na gravação, o deputado abraça Isa Penna por trás e sua mão direita encosta no seio direito da deputada, que reage imediatamente em protesto.

(…)