Apoie o DCM

Kajuru desiste de proibir militares no 1° escalão em PEC

Presidente Lula passa a tropa em revista ao chegar ao Comando da Marinha: Força determinou que militares da ativa cumpram a Constituição e se desfiliem de partidos políticos — Foto: Cristiano Mariz

O senador Jorge Kajuru (PSD-GO), relator da PEC dos Militares, decidiu retirar do texto a proibição de membros das Forças Armadas da ativa integrarem o primeiro escalão do governo. A mudança foi motivada pelo risco de não aprovação do projeto caso essa restrição fosse mantida. Kajuru apresentará o relatório no Senado na próxima semana.

Segundo o jornal O Globo, o senador explicou sua decisão, afirmando que após ouvir diversos colegas, optou por evitar uma briga desnecessária que poderia resultar em uma derrota durante a votação da PEC no plenário.

Duas semanas atrás, Kajuru havia manifestado sua intenção de proibir militares da ativa em cargos de destaque no governo, tendo dúvidas apenas sobre o momento de implementação dessa medida. No entanto, ao dialogar com outros senadores, percebeu que a manutenção desse trecho poderia comprometer a aprovação da proposta.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), foi um dos principais defensores da exclusão do veto, classificando-o como “discriminatório”. O ponto central da PEC, que obriga a transferência para a reserva de militares que concorrem nas eleições, permanece inalterado.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link