Kassab duvida de candidatura de centro-direita e prevê Lula x Bolsonaro em 2022
Do Estadão

Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab avalia que será difícil para as forças de centro produzirem uma candidatura presidencial de consenso para 2022. “Eu não acredito em candidatura de proveta”, afirmou Kassab ao Estadão. “A candidatura da direita, do Bolsonaro, é natural. A candidatura do Lula é natural na esquerda. Os partidos que têm mais afinidade com o centro, cada um vai procurar o seu caminho. É evidente que, se puderem estar juntos no primeiro turno, pode ser positivo. Mas estar juntos artificialmente não leva a lugar nenhum”, disse ele.
Kassab garantiu que o plano do PSD é ter candidatura própria na disputa de 2022 e citou os senadores Otto Alencar (BA) e Antonio Anastasia (MG), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kallil, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, como opções possíveis, entre outros. Mas afirmou que a decisão sobre o assunto foi empurrada para o fim do ano, por causa da pandemia do coronavírus.
Para o ex-prefeito de São Paulo, as chances de o presidente Jair Bolsonaro se reeleger vão depender de que tipo de legado ele conseguirá deixar até o próximo ano. Kassab, que costuma ser consultado informalmente pelo presidente, reconhece que a atuação de Bolsonaro no combate à pandemia deverá pesar na avaliação do eleitor. “As pessoas só estão preocupadas, hoje, com a pandemia. Se você perguntar para uma pessoa se ela quer a vacina ou um automóvel, ela quer a vacina”, disse. (…)