Kim Kataguiri receberá indenização após piada na internet; entenda

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) vai receber R$ 8 mil de indenização após ser alvo de uma piada na internet usando. Um homem, identificado como Guilherme Gonçalves Melo, criou um site com o endereço “www.kimkataguiri.com.br” que direcionava os usuários à página oficial do PT e foi processado pelo parlamentar.
O caso ocorreu em meio às eleições de 2022 e Kim processou Guilherme por “cybersquatting”, utilizar uma marca pertencente a outra pessoa para registrar domínio de internet com má fé, e excesso abusivo no exercício da liberdade de expressão.
Em sua defesa, Guilherme alegou que Kim é uma pessoa pública e que apenas exerceu seu direito de livre manifestação. Ele ainda argumentou que o parlamentar não sofreu danos, já que foi eleito sem dificuldades, e que tentou um acordo extrajudicial, pagando R$ 10 mil ao parlamentar e transferindo o domínio do site.
O juiz Marco Antonio Giacovone Filgueiras, da 1ª Vara Cível de Guarulhos, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), negou as alegações de Guilherme e argumentou que houve excesso abusivo no exercício da liberdade de expressão. “O exercício abusivo de um direito converte o ato em ilícito, ensejando ao responsável o dever de reparar os danos consequentes e cessar a lesão a direito de outrem”, diz o magistrado.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link