Apoie o DCM

Kirchnerismo perde em Buenos Aires, mas governo mantém maioria no Congresso

medical-leave-for-kirchne

Os candidatos do governo peronista da presidente argentina Cristina Kirchner foram derrotados nas principais províncias do país nas eleições legislativas do domingo, segundo dados oficiais.

A votação foi realizada para renovar metade das cadeiras da Câmara dos Deputados, um terço do Senado e para eleger vereadores nas dez das 24 províncias do país.

Apesar da derrota nos maiores colégios eleitorais, o governo manterá a maioria dos assentos nas duas Casas. “Nós ganhamos e vamos manter a maioria no Congresso”, disse o ministro da Defesa e ex-líder do governo na Câmara, Agustín Rossi, da Frente Para a Vitória (FPV).

A maior derrota para o governo aconteceu na província de Buenos Aires, que é a maior do País e representa 38% do eleitorado nacional.

O filósofo e kirchnerista Ricardo Forster observou que não se trata de uma eleição presidencial. “A presidente Cristina Kirchner mantém forte apoio popular e a governabilidade está garantida”, disse ele a emissoras de TV.

Cristina Kirchner foi reeleita em 2011 com 54% dos votos. Ela não votou porque está de repouso desde que foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um hematoma no cérebro, no dia 8 de outubro. Ela não fala em público desde então e o cargo vem sendo exercido pelo vice-presidente, Amado Boudou.

Saiba Mais: BBC Brasil