Apoie o DCM

Kwai é a primeira rede social a mostrar urna eletrônica aberta

Foto: Evandro Leal

Nesta quinta-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para combater a desinformação, publicou em seu perfil na plataforma Kwai vídeos em que uma urna eletrônica foi aberta e mostrada por dentro. 

No vídeo em questão, postado próximo às eleições, é possível ver quando o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, abre a urna e explica como ela é montada, quais itens a integram, qual a funcionalidade de cada um deles, e outros detalhes.

Não é de hoje que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados fazem ataques sem fundamentos sobre a veracidade da urna eletrônica. No entanto, devido a informações falsas divulgadas, o atual chefe do executivo está respondendo a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal).

Será lançado também, como parte desse esforço de dar legitimidade ao processo eleitoral, um hotsite com detalhes do equipamento, explicando como a engrenagem foi desenvolvida para atender à realidade brasileira, além da tag #DeOlhonaUrna ser usada por página especial no Kwai, para reunir as publicações dessa ação.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link