Apoie o DCM

Latam se manifesta sobre prisão de piloto pedófilo

Momento em que o piloto Sérgio Antônio Lopes é preso. Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Latam Airlines Brasil se manifestou sobre a prisão do piloto Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, ocorrida na manhã desta segunda (9) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, ele é investigado por integrar uma “rede criminosa estruturada voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes”.

A prisão ocorreu dentro da aeronave, durante os procedimentos de embarque do voo LA3900, que seguiria para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A ação faz parte da Operação Apertem os Cintos, conduzida pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia da Polícia Civil.

Em nota, a Latam informou que está ciente da prisão de um de seus tripulantes e que “abriu apuração interna e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”. A companhia afirmou ainda que “repudia veementemente qualquer ação criminosa e reforça que segue os mais elevados padrões de segurança e conduta”. O voo citado operou normalmente, com decolagem e pouso no horário previsto.

A investigação apura crimes como estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso de documentos falsos e produção e compartilhamento de pornografia infantojuvenil. Pelo menos três vítimas menores de idade já foram identificadas. Uma mulher de 55 anos também foi presa, suspeita de ter recebido pagamento pela “venda” das três netas, de 10, 12 e 14 anos.