Apoie o DCM

Laudo revela causa da morte de Vaqueirinho, jovem que invadiu jaula de leoa

Gerson “Vaqueirinho”, que morreu após invadir jaula de leoa. Foto: reprodução

O jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, conhecido como “Vaqueirinho”, morreu por hemorragia causada por lesões nos vasos do pescoço, segundo laudo preliminar do Instituto de Polícia Científica da Paraíba divulgado nesta terça-feira (2). A perícia apontou que, apesar das mordidas nas pernas, os ferimentos fatais ocorreram na região cervical. O órgão aguarda o resultado de um exame toxicológico complementar, previsto para até 45 dias.

Gerson invadiu o recinto da leoa Leona no último domingo, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa. Ele escalou uma parede de mais de seis metros, ultrapassou grades e se pendurou em uma árvore até alcançar a área interna. O corpo apresentava marcas de garras e mordidas, mas o animal não ingeriu partes da vítima. O jovem tinha deficiência intelectual e transtornos mentais, e era acompanhado de forma intermitente pelo conselho tutelar há quase dez anos.

O parque informou que a leoa ficou “estressada e em choque”, mas respondeu aos comandos dos tratadores e retornou ao recinto sem sedação. O zoológico permanece fechado enquanto Polícia Civil, Ibama e outros órgãos seguem com as investigações. O corpo do jovem foi sepultado na tarde de segunda-feira no Cemitério do Cristo.