Apoie o DCM

Lava Jato defende que Lula fique na Polícia Federal em Curitiba por segurança

De Ana Carla Bermúdez do UOL.

Em manifestação publicada na noite desta terça (24), a força-tarefa da Operação Lava Jato defende que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve continuar cumprindo sua pena na sede da Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba, pois não existe outro lugar no Paraná que possa “garantir o controle das autoridades federais sobre a segurança física e moral” do ex-presidente.

Lula está preso na sede da PF da capital paranaense desde o dia 7 de abril, quando começou a cumprir pena de 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Desde então, o SinDPF (Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Paraná), a Procuradoria-Geral do Município de Curitiba e a própria Polícia Federal solicitaram à juíza Carolina Lebbos, responsável pelas ações de custódia do ex-presidente, que ele fosse transferido. As alegações foram desde transtornos causados à vizinhança, pela presença de uma vigília de manifestantes que pedem a liberdade de Lula, até os gastos com reforços para a segurança da Superintendência.

(…)

O documento é assinado por procuradores da Lava Jato, como Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima.

Lula sendo preso. Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil