Apoie o DCM

Lava Jato não usou grampo sobre o triplex porque poderia “ENCAIXAR NA TESE DO LULA”

Fabrice Coffrini/AFP

De Jamil Chade e Nathan Lopes no UOL, , com informações dos diálogos hackeados, periciados e apreendidos na Operação Spoofing da Polícia Federal, envolvendo procuradores da Lava Jato, Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sergio Moro.

A força-tarefa da Operação Lava Jato não incluiu em denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um diálogo captado em grampo telefônico que poderia dar voz à tese do político de que ele não tinha envolvimento com o apartamento tríplex em Guarujá (SP).

(…)

“Pessoal, especialmente Deltan [Dallagnol, coordenador da Lava Jato], temos que pensar bem se vamos utilizar esse diálogo da MARIUZA, objeto da interceptação. O diálogo pode encaixar na tese do LULA de que não quis o apartamento. Pode ser ruim para nós”, escreveu o procurador Athayde Ribeiro Costa.

(…)

Uma conversa telefônica de Mariuza e Samara —a reportagem não identificou a interlocutora— indica porém que Marisa teria ligação com uma reforma no imóvel. O grampo é de 17 de novembro de 2015.

  • SAMARA: Putz! E a dona Mariza devolveu a cobertura, é isso? Tava no jornal outro dia?
  • MARIUZA: É. Ela não quis pegar a cota dela. É isso mesmo.
  • SAMARA: É sério? Eles devolveram?
  • MARIUZA: Devolveram. Porque eles tinham cota né..da..cotas da BANCOOP. E aí ela por causa dessas…
  • SAMARA: Não, mas se ela reformou a cobertura dela toda lá no Guarujá?
  • MARIUZA: Pessoa, não pode falar, pessoa, aqui nesse telefone!

Em razão de Marisa ter desistido da cota, as mensagens de procuradores da Lava Jato dão a entender que o diálogo interceptado poderia ajudar na tese da defesa do ex-presidente e afastá-lo do imóvel. A grafia das mensagens foi mantida tal qual consta na perícia da defesa de Lula.

(…)