Lavar o carro com detergente estraga a pintura? Veja os riscos e como evitar

Lavar o carro com detergente de cozinha pode danificar a pintura e o verniz. O produto é feito para remover gordura pesada de utensílios, mas é agressivo para a lataria. “A cera automotiva, por exemplo, é basicamente uma camada fina de gordura, geralmente feita a partir da carnaúba. Quando o carro é lavado com detergente, essa proteção é completamente removida”, explicou João Pedro Scopino, da Scopino Auto Club, à CNN Brasil.
Sem a cera, o carro perde brilho e proteção contra sol, chuva e poluição. Até vitrificações cerâmicas sofrem com o uso frequente. “Se o carro é lavado constantemente com detergente, a cerâmica vai perdendo sua função. O verniz também sofre desgaste, podendo queimar ou perder sua resistência ao longo do tempo”, afirmou.
O uso contínuo reduz a durabilidade de tratamentos que prometem proteção por anos. Mesmo as tecnologias mais resistentes acabam comprometidas com o tempo, se o produto for inadequado.
Para lavar o carro em casa, o ideal é usar shampoos automotivos. “Existem shampoos automotivos próprios para pré-lavagem e lavagem convencional, com diferentes níveis de lubrificação, que protegem a pintura e prolongam a durabilidade do verniz”, disse Scopino.