Le Monde mostra como os EUA usaram a Lava Jato e texto explode nas redes

O jornal francês Le Monde publicou reportagem na qual afirmou que o que começou como a “maior operação contra a corrupção do mundo” e degenerou no “maior escândalo judicial do planeta” na verdade não passou de uma estratégia bem-sucedida dos Estados Unidos para minar a autonomia geopolítica brasileira e acabar com a ameaça representada pelo crescimento de empresas que colocariam em risco seus próprios interesses.
LEIA MAIS:
Jornal francês mostra como os EUA usaram a “lava jato” para seus próprios fins
Internautas brasileiros levaram o nome do matutino parisiense aos Trending Topics (temas mais comentados do Twitter) comentando a reportagem e questionando o tratamento que parte da imprensa brasileira ainda dedica à Lava Jato.
Veja abaixo alguns dos comentários feitos:
Obrigado Le Monde por tornar público o que a mídia corporativa nacional tem abafado: os crimes da Lava Jato e suas relações promíscuas com os EUA; como um grupo de traidores conspirou contra o próprio país.
— Marcelo Uchôa (@MarceloUchoa_) April 11, 2021
Enquanto o jornal francês Le Monde faz reportagem sobre o uso da Lava Lato pelos EUA para benefício próprio, com aval do Moro e Dellagnol, a imprensa brasileira ainda trata eles como heróis.
— Pedro Ronchi (@PedroRonchi2) April 11, 2021
'Le Monde' mostra como os EUA usaram a lava jato para seus próprios fins https://t.co/4URKO9cub7
— Paulo Gala (@paulogala) April 11, 2021
https://twitter.com/zanuja_cbranco/status/1381021213439504388