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Legado da Copa: estádios alemães têm creche, narração para cegos e ficam lotados

Assim como o Brasil, a Alemanha tinha, antes da realização da Copa do Mundo, um conjunto antigo de rústicos estádios – muitos deles construídos nos anos 1950 – com pouco conforto para os seus torcedores.

Nos anos anteriores à Copa de 2006, todos os estádios passaram por grandes reformas para se modernizar. A capacidade de muitos deles aumentou, e com isso a Bundesliga (o campeonato alemão) assistiu também a um salto na média de público – de 33 mil, em 2001/2002, para 45 mil na temporada 2011/2012. A média atual da Bundesliga é quase três vezes maior que a do Campeonato Brasileiro.

O principal foco foi privilegiar a experiência dos torcedores, com melhores acessos, cadeiras e opções de alimentação. Alguns estádios viraram referência na Europa, como o Veltins Arena, do Schalke 04, feito antes da Copa e concluído em 2001. Ele foi realizado totalmente com recursos privados e já chegou a ser considerado informalmente um “seis estrelas” pela Uefa – cujo ranking máximo só vai até cinco estrelas.

A BBC Brasil visitou um dos estádios que mais se modernizaram para a Copa, o do Hannover 96. O antigo Niedersachsenstadion foi praticamente colocado abaixo dando lugar à HDI-Arena. O time continuou jogando lá, mesmo durante as obras. Uma das determinações da diretoria do clube, antes das obras, era de que a reforma do estádio não poderia ultrapassar seu orçamento – de 69 milhões de euros (cerca de R$ 210 milhões).

O porta-voz do clube conta que, com o estádio novo, o Hannover 96 conseguiu agradar sua base fiel de torcedores e ainda assim atrair novos clientes, como famílias e empresários.

Outro aspecto fundamental para o clube – e para o campeonato alemão – é que o futebol não se elitizou nos preços. Ainda é possível pagar pouco pelos ingressos – em um jogo contra clubes de ponta, como o Bayern de Munique, há entradas vendidas a 15 euros (cerca de R$ 45).

Um dos segredos dos baixos preços do Campeonato Alemão são os camarotes VIP, que eram modestos antes da Copa do Mundo, e foram reformados e ampliados em quase todos os estádios.
Hoje, uma das laterais da HDI-Arena possui 29 áreas VIP, vendidas em pacotes anuais para clientes corporativos. O preço varia de 45 mil euros a 90 mil euros (de R$ 140 mil a R$ 280) – com contrato mínimo é de três anos.

Antes de renovar seu estádio, o Hannover 96 fez um estudo sobre o mercado de clientes privados da cidade e chegou à conclusão que 29 era o número ideal de camarotes VIP para atender a demanda da cidade. Mais que isso faria com que alguns camarotes pudessem ficar abandonados, e a intenção do clube é sempre ter 100% de sua capacidade ocupada.

Em cidades maiores, como Munique e Dortmund, os estádios chegam a ter mais de 100 camarotes VIPs, com preços bem maiores.

Os camarotes VIP e os direitos de televisão respondem por 75% das receitas do clube. Com isso, o dinheiro da bilheteria não é decisivo nas contas do clube, e é possível cobrar ingressos baratos. Um pacote de dois assentos – para um adulto e uma criança – sai por 29 euros (R$ 90).

“Para nós, não é tão importante ganhar um euro a mais em cada ingresso, mas sim possuir um bom departamento de merchandising e marketing. E também se você joga um bom futebol, o dinheiro da televisão é maior”, diz Dirk Köster, porta-voz do clube.

A fórmula tem dado certo para manter a casa cheia. O Hannover 96 não ganha o Campeonato Alemão desde 1954, mas mesmo assim o estádio teve lotação média de 45 mil pessoas nesta temporada. No Brasil, o Cruzeiro – campeão nacional do ano passado – teve média de 17 mil torcedores durante o torneio.

Um estádio mais moderno possibilita que o clube possa atender vários tipos de torcedores. O porta-voz do Hannover 96, Dirk Köster, estima que o número de mulheres e crianças que frequentam os jogos aumentou em 20% depois da Copa. Köster diz que mudanças simples durante a reforma – como a instalação de mais banheiros femininos – foram suficientes para atrair mais mulheres.

O marketing do clube passou a trabalhar em função destes novos torcedores, que são tratados como consumidores. Para atrair mais crianças, o clube tem um pacote de aniversário, onde é possível fazer uma festa para convidados durante a partida, nas arquibancadas.

O estádio também conta com uma creche e um restaurante que ficam abertos durante o jogo.

Saiba Mais: bbc