Leia a carta em que a mãe Fernando Santa Cruz implora aos militares por informações do filho desaparecido
Da Folha:
Em busca de notícias do filho desaparecido em 1974, Elzita Santa Cruz, mãe de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, enviou cartas ao então presidente Ernesto Geisel e à primeira-dama Lucy Geisel.
Fernando, que sumiu após ser preso pela ditadura, foi alvo de declarações Jair Bolsonaro (PSL) na segunda (29). Sem apresentar provas, Bolsonaro disse que ele atuava na guerrilha e que teria sido morto por militantes de esquerda.
Não há, contudo, nenhum registro de que Fernando, que era pai do atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, tenha integrado a luta armada. A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos emitiu no último dia 24 um atestado de óbito de Fernando, no qual informa que ele morreu em 1974 de forma “violenta, causada pelo Estado brasileiro”.
Elzita, que morreu em junho passado, aos 105 anos, é considerada um símbolo na luta dos familiares de desaparecidos na ditadura. Ela passou 45 anos em busca de notícias do filho.
(…)