Apoie o DCM

Lesão que causou morte de jovem foi no Saco de Douglas; entenda o que é

Livia Gabriele da Silva Matos (19) morreu após encontro com o jogador Dimas Cândido de Oliveira Filho, da equipe sub-20 do Corinthians. Foto: Reprodução

O atestado de óbito de Livia Gabriele da Silva Matos (19), que morreu após encontro com o jogador Dimas Cândido de Oliveira Filho, da equipe sub-20 do Corinthians, cita o “Saco de Douglas” na causa do falecimento da jovem.

Ela morreu após apresentar um sangramento na vagina e sofrer quatro paradas cardiorrespiratórias depois de relação com o atleta. Segundo seu atestado de óbito, a morte foi causada por uma “ruptura de fundo de saco de Douglas com extensão à parede vaginal esquerda”.

A região citada no documento, o Saco de Douglas, é uma cavidade na parte baixa do abdômen, próxima à região genital. Ela recebe esse nome após ser estudada pelo anatomista escocês James Douglas e também é conhecida por outros nomes, como “escavação retouterina”, “bolsa de Douglas” ou “espaço de Douglas”.

Em mulheres, essa cavidade fica entre o útero e o reto, enquanto em homens, entre o reto e a bexiga. Ela tem um papel importante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e adbominais, como endometriose e acúmulo de líquido por conta de doenças hepáticas.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link