Apoie o DCM

Líder de assentamento é assassinado e PCdoB quer “apuração rigorosa”

Presidente municipal do PCdoB de Jaciara, no Mato Grosso, Afonso João Silva. Foto: Divulgação/PCdoB

Do site oficial do PCdoB.

A presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, em nota, exige apuração rigorosa do assassinato do presidente municipal do PCdoB de Jaciara, no Mato Grosso, Afonso João Silva. Ele era liderança destacada na luta pela reforma agrária e líder do acampamento, localizado às margens da BR-364, há mais de 10 anos.

Afonso foi executado na manhã deste sábado (15) em sua própria casa no Assentamento Renascer União da Vitória. Ele era liderança dos trabalhadores rurais e foi candidato a vereador em Jaciara nas eleições municipais de 2016, pelo PCdoB. Seu filho, que reside em Rondonópolis, foi assessor parlamentar do hoje prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, amigo da vítima.

No comunicado da presidência, o PCdoB exige das autoridades o rigor da Lei, que se investigue, julgue e prenda os culpados.

Aos dirigentes, militantes e familiares, à solidariedade e o pedido de paz e justiça no campo. “Reverenciamos sua memória, seu legado em prol da luta pelos dos direitos do povo e expressamos nossos sentimentos e solidariedade à família do camarada Afonso”, diz a nota.

(…)