Líder de oposição a Putin bebeu água envenenada em hotel, dizem assessores

Do G1:
O opositor russo Alexei Navalny adoeceu após beber uma garrafa de água envenenada no quarto do hotel onde estava hospedado em Tomsk, disseram os seus assessores nesta quinta-feira (17). Navalny precisou de atendimento médico durante um voo que ia dessa cidade na Sibéria para Moscou em 20 de agosto.
A equipe de Navalny afirmou que, logo depois que o opositor passou mal no avião, eles foram até o quarto do hotel com um advogado e começaram a embalar tudo o que encontravam, de maneira especial as garrafas de água. Imagens feita no hotel foram divulgadas no Instagram do opositor.
De acordo com os assessores, foi em uma garrafa de água do hotel que os especialistas alemães encontraram duas semanas depois os vestígios de novichok, agente neurotóxico desenvolvido pela União Soviética para uso militar.
Inicialmente, os assessores de Navalny pensavam que ele tinha sido envenenado ao tomar um chá antes de embarcar no aeroporto de Tomsk.
(…)