STF obriga Cunha a dar posse a deputado do PMDB aliado de Picciani
Da Folha:
Para cumprir uma decisão liminar do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), empossou como deputado federal, na manhã desta quarta (6), ao vereador licenciado do Rio de Janeiro Átila Nunes (PMDB-RJ).
Aliado do líder do partido na Casa, Leonardo Picciani (RJ), Átila assume com a missão de reforçar o apoio ao correligionário. Uma guerra interna foi deflagrada no PMDB desde que Picciani se aproximou do Palácio do Planalto. A disputa agora é pela eleição da nova liderança da bancada.
A posse de Átila foi possível após o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) —também próximo de Picciani—, nomear o deputado Ezequiel Teixeira (PMB-RJ) para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado. Com isso, Nunes, suplente de Teixeira, teve direito a assumir a vaga dele.
O agora deputado tentava assumir o posto desde dezembro, quando ocorreu a articulação do PMDB fluminense para abrir o caminho para ele. Contudo, com a negativa de Cunha de empossá-lo sob o argumento de que ele exercia mandato de vereador, o caso foi parar no STF.