Apoie o DCM

Lira adia reformas e pede ajuda de empresários para frear pandemia

Do Radar

Arthur Lira discursa durante sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Chefe da Câmara, Arthur Lira esteve em São Paulo nesta segunda para uma conversa com algumas das principais cabeças da elite brasileira. De Jorge Paulo Lemann a Roberto Setubal, de Abilio Diniz a Luis Carlos Trabuco foram pelo menos 20 bilionários no encontro. A pauta? A ausência completa de comando no país nesse que é o pior momento da pandemia.

Lira, segundo dois empresários presentes na conversa, atuou para traduzir a gravidade da situação e propor saídas. “Temos que discutir aqui uma parceria com a iniciativa privada, com parte legislativa e do governo”, disse Lira.

O deputado que comanda a Câmara deixou claro que o momento é de “ouvir e dialogar” com as cabeças do PIB para construir uma “proposta de combate mais incisivo da pandemia”.

“A semana passada, tínhamos duas pautas importantes: leitos e vacinas. Em menos de uma semana, apareceram mais dois problemas, oxigênio e insumos. Tivemos há pouco uma reunião com os maiores hospitais privados do Brasil, com os maiores planos de saúde, com vários representantes da sociedade médica, para envolver a abertura de novos leitos. Para que a gente possa discutir novos insumos. O quadro é de muita dificuldade”, disse Lira aos empresários. (…)