Apoie o DCM

Lira defende adoção do semipresidencialismo a partir de 2030

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Reprodução
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Reprodução

Arthur Lira, presidente da Câmara, defendeu a aliados a adoção do regime semipresidencialista a partir de 2030 no país. Segundo ele, o modelo seria proposto em texto a ser debatido ao longo do ano que vem e votado apenas pelo próximo Congresso.

O esforço inicial estava sendo feito por meio de uma PEC de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Conforme o texto, se promulgada, a mudança valeria já para 2022.

A viabilidade do tema para o próximo ano, na avaliação de deputados, era quase nenhuma. Prova disso é que a PEC ainda não alcançou as 171 assinaturas necessárias. Com informações da Folha.

Leia também:

1- Suspeito de cometer crime, Jair Renan Bolsonaro dá “bolo” na PF

2- Partidos do Centrão que apoiam Bolsonaro terão R$ 1 bilhão do Fundo Eleitoral

3- VÍDEO: Ao lado de ministro de Bolsonaro, cirandeiro faz “L” de Lula no Recife

Lira diz que mudança daria estabilidade ao Brasil

Segundo aliados, Lira argumenta que a mudança de sistema daria estabilidade ao país e ajudaria a aprovar reformas estruturantes, como a administrativa e tributária, por exemplo.

Desta forma, o Congresso poderia votar temas mais amplos e ficaria menos suscetível ao lobby de grupos que costumam fazer pressão sobre parlamentares, em especial perto do período eleitoral, e sem se preocupar com o impacto orçamentário das mudanças.

Para evitar acusações de que a PEC poderia prejudicar Bolsonaro ou o ex-presidente Lula, Lira defende que o sistema passe a valer a partir de 2030, ou seja, não impediria uma eventual reeleição do petista, caso eleito no próximo ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link