Apoie o DCM

Lira busca costurar acordo para livrar Daniel Silveira da cadeia

O deputado Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

De Natália Portinari no Globo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tenta costurar um acordo com o  Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ), deputado bolsonarista. Silveira foi preso em flagrante após publicar um vídeo com ameaças ao Supremo.

Lira, eleito recentemente com apoio do presidente Jair Bolsonaro, quer convencer Alexandre de Moraes, relator do caso, a substituir a prisão por uma medida cautelar, como a suspensão do mandato. O diagnóstico de seus aliados, porém, é de que a chance de esse acordo prosperar é baixa. O STF confirmou por unanimidade a prisão de Silveira.

Se não houver acordo, a expectativa da cúpula da Câmara é colocar o assunto em votação já amanhã, na quinta-feira. Em conversas com interlocutores, Arthur Lira tem defendido reverter a prisão de Daniel Silveira, para que não se crie um precedente negativo.

No entorno de Lira, porém, lideranças do Centrão acreditam que o desgaste de confrontar o Supremo não vale a pena nesse caso. Dizem que Daniel Silveira extrapolou o limite da imunidade parlamentar ao agredir os ministros do Supremo com ofensas pessoais. Os líderes são a favor de manter a prisão para evitar um desgaste institucional.

(…)