Apoie o DCM

Lira passa pano para as irregularidades no FNDE: “Erro administrativo”

Arthur Lira com um microfone à sua frente.
O presidente da Câmara, Arthur Lira. Imagem: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), minimizou as denúncias e suspeitas de irregularidades no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é controlado por membros do seu partido, assim como a Secretaria da Casa Civil, que pertence ao também líder do Centrão, Ciro Nogueira (PP-PI). Lira chamou as suspeitas de “erro administrativo”. O FNDE tem um caixa bilionário. As informações são do jornal O Globo.

“Por enquanto, o que estamos vendo é o seguinte: o problema das obras inacabadas. Não é só um problema do FNDE, da Educação. É preciso ver quantas obras inacabadas em habitação ficaram do governo anterior. O grande problema do nosso país é uma gestão descontinuada. Quando analisa o FNDE, com as escolas inacabadas, é muito fácil chegar ao exemplo para ter uma escola fake. Está errado. Agora, é um erro administrativo. O que tem que ficar atento é até onde isso é realmente um ato ímprobo ou um erro que possa ser corrigido. Faltou gestão no MEC ou no ministério? É de ser avaliado. Se tiver errado, corrigimos”, falou Arthur Lira sobre o assunto.

Na entrevista que deu ao O Globo, ele também rejeita rótulo de secreto para a fatia do orçamento reservada aos repasses cujos nomes dos autores não são revelados.

Arthur Lira é muito influente no governo Bolsonaro

O presidente da Câmara tem bastante influência no governo do presidente Jair Bolsonaro e na destinação das emendas de relator, verba utilizada sem transparência pelo Palácio do Planalto para conseguir apoio no Congresso Nacional.

No entanto, Arthur Lira nega a existência do orçamento secreto e diz que R$ 16,5 bilhões reservados nas contas públicas para esse tipo de despesa são insuficientes para atender às demandas de investimentos do Brasil.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link