Apoie o DCM

PEC dos Precatórios: Lira proíbe Câmara de fornecer nomes de deputados que votaram por meio de manobra

Arthur Lira PEC furo do teto
Arthur Lira vai na contramão do seu discurso e agora fala sobre o furo do teto de gasto

Arthur Lira mantém sob sigilo o nome dos parlamentares que votaram na PEC dos Precatórios por meio de manobra patrocinada por ele. Temendo derrota da proposta, a Mesa da Câmara baixou um ato que flexibiliza as regras de votação na casa. Com a volta dos trabalhos presenciais, os deputados podem continuar votando remotamente por meio de um aplicativo. Entretanto, precisam ter registrado presença no plenário.

A Folha solicitou o nome dos parlamentares que votaram por meio do esquema criado pelo presidente da Câmara. Órgãos técnicos e a assessoria de imprensa da casa, no entanto, têm negado a informação. Os dois dizem que o deve ser feito via Lei de Acesso à Informação (LAI). A lei, porém, determina que órgãos públicos têm de promover a transparência ativa como padrão e conceder o acesso imediato aos dados, caso disponíveis. Só não havendo possibilidade de acesso imediato é que a resposta pode ser enviada em prazo não superior a 20 dias, prorrogáveis por mais dez.

Leia também:

1- VÍDEO: Fãs de Marília fazem homenagem para a cantora em Caratinga

2- PGR minimiza ataques golpistas de Bolsonaro no 7 de Setembro

3- “Mal súbito por vacina”: Bolsonaristas espalham fake news sobre piloto de avião de Marília

Rosa Weber suspende Orçamento Secreto e tira poder de Arthur Lira contra deputados

A ministra do STF Rosa Weber determinou a suspensão por liminar a execução das chamadas “emenda do relator”. Essa manobra usada por Arthur Lira e Bolsonaro para aprovarem pautas na Câmara ficou conhecida como “orçamento secreto”. A ordem da magistrada vai ser levada para o plenário.

Rosa também falou que é preciso dar ampla publicidade às indicações feitas pelos deputados com esse tipo de emenda. Diferente do que tem ocorrido nos últimos meses.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.