Livro diz quem na realeza teria sido racista com filho de Harry e Meghan Markle

Em 2021, o príncipe Harry e Meghan Markle concederam uma entrevista para a apresentadora Oprah Winfrey. Na ocasião, um dos assuntos abordados foi o caso de racismo sofrido pelo filho do casal, Archie. Recentemente, o assunto ganhou destaque na mídia após o lançamento do livro “Endgame: Inside the royal Family and the monarchy’s for survival”, de Omid Scobie.
Apesar do casal não ter revelado nomes, a edição holandesa do livro cita o rei Charles e Kate Middleton como os membros reais que teriam realizado os comentários racistas sobre a cor da criança, segundo o jornalista Piers Morgan. Os nomes não foram mencionados na edição em inglês.
Em entrevista ao programa britânico This Morning, Scobie negou que tenha citado o monarca e a princesa de Gales, afirmando que tudo faz parte de uma estratégia para impulsionar as vendas do exemplar. O livro foi retirado de circulação na Holanda devido ao “erro de tradução”.
A tradutora Saskia Peeters se defendeu das acusações de Omid. “Como tradutora, traduzo o que está à minha frente. Os nomes da realeza estavam ali em preto e branco. Eu não os adicionei. Eu apenas fiz o que fui paga para fazer: traduzir o livro do inglês para o holandês”, disse.
O portal britânico informou que a realeza está “unida em indignação” com toda a situação. O Palácio de Buckingham confirmou que estava “considerando todas as opções” em resposta às acusações.